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Jóias amazônicas prontas para ganhar o mundo

dezembro 12, 2010

Pará Expojóia mostra criatividade do polo local até dia 12

Mesmo na sua 7ª edição, o povo paraense parece ainda não saber a joia, literalmente, que tem em suas mãos. No 1º dia do Pará Expojóia – Amazônia Design, que ocorre de 8 a 12 de dezembro, em Belém, o público presenciou a abertura oficial, mas no 2º, uma plateia tímida acompanhou mais um grande desfile do evento. A cidade respira criatividade. Iniciando a cobertura dos estandes para o link Feiras, já presenciamos novas ideias vindo por aí, como uma coleção que mistura ouro e prata com restos de lentes ópticas, da Hanna Mariah, ou uma linha pensada para inovar a joalheria de formatura, chamada “Futuro Brilhante”, da Elos da Amazônia. Ambas testam o mercado local para, em 2011, buscar o Brasil e o mundo.

“O luxo da cultura e da natureza amazônica”

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Este foi o tema do desfile da primeira noite, que trouxe 104 joias em ouro, prata e gemas minerais e orgânicas, misturadas elementos culturais e da natureza da região. Foi de um treinamento de Regina Machado, consultora do IBGM, para designers doEspaço São José Liberto, nome do polo joalheiro local, que o tema surgiu e os profissionais desenvolveram as peças. Imagens do Pará foram as palavras de ordem para os criadores pensarem a flora, fauna, gastronomia e danças da região.

“Anima Mundi” (Alma do mundo)

Nos mesmos moldes da coleção anterior, esta foi idealizada após as aulas ministradas pelos italianos Stefano Ricci, arquiteto e designer de joias, e Claudio Franchi, mestre ourives e crítico de arte. Stefano, quando veio pela 1ª vez a Belém, ficou encantado pelo fato de o rio serpentear a mata, e pensou que, tanto de perto, lá dentro, quanto neste olhar a distância há as cobras. Investigou também grafismos marajoaras, onde viu referências a serpentes. “Amazônia não é o pulmão, mas a alma do mundo”, disse Stefano.

Erivaldo Junior, um dos designers pioneiros do polo joalheiro do Pará e que participou do workshop, sinalizou que a equipe desenvolveu trabalhos tanto com a serpente literal, quanto ideias mostrando seu movimento, seu veneno, suas cores. “Stefano nos atentou para o fato de que Amazônia não é só biodiversidade, mas uma coisa meio Avatar, inspiração para o futuro da humanidade. É exótica, um mistério, isso da alma do mundo”, destacou. A produção de moda dos desfiles foi de Diogo Carneiro.

Negócio com reconhecimento mundial

O professor Evaldo Raimundo Pinto da Silva, presidente do Igama (Instituto de Gemas e Joias da Amazônia) ressaltou os resultados que estão sendo obtidos a partir dos projetos e ações de capacitação, promoção e divulgação da joia do Pará no Brasil e no exterior. Um dos exemplos é a da jovem designer Lídia Abraim, classificada entre os 20, de mais de 1700 inscritos, no Anglogold Ashanti, maior concurso de joias da América Latina.

Rosa Helena Neves, diretora executiva do Igama, confirmou: “Este é um projeto único no mundo, reconhecido na Europa, Ásia e América do Norte. Em todos os eventos que participamos, sempre são destacadas a importância das nossas joias, gemas e a beleza do Espaço São José Liberto”.

O treinamento com a dupla italiana também gerou frutos. Claudio Franchi, que dirige o Museu de Roma, vai criar um espaço da Amazônia, e já selecionou 4 peças, cada uma assinada por um talento local, neste caso Erivaldo Junior, Bárbara Muller, Lucas Botelho e Nilma Arraes.

Já Marcelo Ribeiro Araújo, gerente da Unidade de Indústria do Sebrae-PA, patrocinador do evento, lembrou os ganhos regionais com este negócio. Destacou a expansão das ações para Carajás, município de Parauapebas, e para Itaituba, no oeste do Pará, que deverá acontecer em 2011.

O site www.saojoseliberto.com.br traz uma loja virtual com as peças, fotos em zoom e todas as informações dos exemplares produzidos pensando o Pará e a Amazônia.

Aguarde novidades do polo joalheiro do Pará, em breve, no link Feiras e no UseFashion Journal.

Fonte: fotos: UseFashion e Eunice Pinto/Ag.Pará/Divulgação

texto: Use Fashion


 

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