h1

Fashion Rio: balanço último dia

janeiro 17, 2011
Nica Kessler, O estudio, André Marques, Lucas Nascimento e Ausländer

 

Ultimo dia do Fashion Rio tem cinema, a cor negra, insetos, rigor construtivo e um frio de fazer inveja ao Alasca como fontes de inspiração. Confira.

Nica Kessler

De raros cabelos soltos, as garotas Nica Kessler estavam bonitas, com algo de bem comportadas sem parecerem envelhecidas, resultado da correta inspiração retrô, que dá unidade à coleção. São bons os casacos pesados, de comprimento longo e corte alfaiataria, e os modelos curtos, especialmente a versão de jaqueta perfecto. As calças seguem tendências da estação, com cinturas altas e pernas amplas. O cinema é fonte de referência para um inverno romântico, em especial “Mary Poppins” e “Ironias do Amor”. Isto é o que a marca divulga. Como o resultado não é literal, estas relações chegam transformadas para nós, meros expectadores, e o que motivou o estilista vira apenas o que vemos.

Oestudio

O mix para garotas tem bons vestidos longos e belo macacão sem detalhes, afunilado em baixo e com delicada distribuição de folgas ao longo do corpo. Para rapazes, jaquetas e casacos em matelassê estão entre as melhores peças da coleção. O casting negro, as máscaras renderizadas, makes inquietantes e estamparia digital carregam a roupa urbana, atravessada por muitos significados. Quem espera mais roupa do que outras coisas pode detectar certa debilidade. Melhor abraçar a coisa por inteiro, que o trabalho do Oestudio é coisa rara e séria, e ainda tem senso de humor e de espetáculo. A coleção é fruto da parceria com os alunos da escola de arte e tecnologia da Oi, a OI KABUM. Os estilistas da marca desenvolveram oficinas para refletir sobre a cor negra e a história em torno dela, relacionando cor de pele e cor pigmento, em desfile intitulado “Com Ciência Negra”.

André Marques

Besouros mobilizaram a atenção da estilista, que ainda incluiu em sua pesquisa a motivação de outros criadores, artistas e joalheiros também apaixonados pelo inseto. A silhueta alongada, mais baixa da cintura, o caimento fluído das saias e vestidos e os ajustes de calças e blusas, as mangas românticas nos desenhos amplos, e os detalhes ajustados no punho e na gola gravata, são partes de conjunto equilibrado, que conta ainda com bom trabalho de estamparia.

Lucas Nascimento

O gosto por volume e geometria segue no comando do projeto de moda do Lucas Nascimento, brasileiro radicado em Londres que desenvolve coleção em malharia lá no Rio Grande do Sul. No momento, ele simplifica, aposta no movimento associado à forma e pensa na usabilidade do tricô em coleção muito bem fundamentada, e de alta voltagem sexy, considerando o rigor da construção. Em grande parte devido às áreas que ele abre sobre o corpo, explorando transparências reveladoras.

Ausländer

A marca cita o aventureiro Chris McCandless, norte-americano que se embrenhou sozinho pela imensidão selvagem do Alasca até ser achado morto em 1992. O diário encontrado com ele rendeu livro best seller do jornalista Jon Krakauer e o filme “Into the Wild”, do Sean Penn. Para homenagear esta aventura por regiões geladas, lança mão de peças pesadas e engata uma espécie de elegia do frio e da roupa de proteção a ele. E faz isso desfilando em dia quente e abafado no Rio de Janeiro, sem grandes inovações, um pouco fora de lugar no inverno tropical brasileiro. A contradição deixa de existir quando se sabe que a marca vende para uma turma adepta das viagens pelo mundo e provavelmente carente de roupas pesadas e com estilo.

Marcado pela tragédia na região serrana do estado, este Fashion Rio também será lembrado pela intensa agitação, acima dos níveis de edições anteriores. O movimento que literalmente engarrafou o Píer Mauá, refletiu-se na visitação aos estandes e na abarrotada sala de imprensa, traduzindo o bom momento econômico do país e o eterno poder de sedução do balneário carioca. Fim de papo. Agora é arrumar as malas e partir para a São Paulo Fashion Week.

Fotos: © Agência Fotosite

Texto : Use Fashion


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: