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Nike apresenta as novas camisas da seleção

fevereiro 1, 2011

A estréia do novo uniforme será no próximo dia 9, contra a França, no primeiro jogo da equipe de Mano Menezes em 201

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A camisa da Seleção Brasileira, símbolo do talento único, da excelência e das vitórias do nosso futebol, foi renovada para brilhar. Os novos uniformes seriam apresentados no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói (RJ), pelo técnico da Seleção, Mano Menezes. Entretanto, o comandante da Seleção teve o voo cancelado no Peru. A estreia do novo uniforme será no dia 9 de fevereiro, num amistoso contra a França, em Paris.

Assim como o futebol brasileiro apresenta uma mescla perfeita de características dentro de campo, o novo uniforme da Seleção exibe a combinação certa entre a tecnologia da engenharia têxtil e a arte contemporânea do design. O uniforme principal tem como principal novidade uma faixa verde horizontal na altura do peito. Os números e os nomes dos jogadores, também em verde, ganharam novo design. Painéis em malha perfurada oferecem ventilação superior, enquanto as costuras de precisão, as cores ousadas e o clássico distintivo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – com as cinco estrelas referentes aos títulos mundiais – completam a aparência de robustez. A gola é careca, com ajuste confortável e a mensagem ‘Nascido Para Jogar Futebol’ na parte interna. Acima do nome do jogador está escrito ‘Brasil’.

Já o uniforme número dois ganhou um novo tom de azul. A faixa horizontal no peito é amarela. Na parte interna das duas camisas, atrás do emblema da CBF, existe a imagem de um canarinho, apelido adotado pela torcida brasileira e criado pelo locutor esportivo Geraldo José de Almeida na década de 50.

As novas camisas, shorts e meiões da Seleção são fabricados com tecido reciclado, originado a partir de garrafas PET. Os novos modelos começam a ser vendidos no dia 9 de fevereiro, em duas versões, sendo uma idêntica a dos jogadores, ao preço sugerido de R$ 239,90, e uma réplica a R$ 199,90.

Crianças

Apesar da ausência de Mano, estiveram presentes no MAC 20 crianças do Instituto Bola Pra Frente, projeto do tetracampeão mundial de futebol Jorginho que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 6 a 17 anos. Na busca por um placar social justo, o Bola Pra Frente oferece oportunidade de promoção social por meio do esporte, educação, arte e cultura e qualificação profissional.

Ficha técnica

Tecido

A tecnologia presente nas camisas é a Dri-Fit, que ajuda a manter os jogadores secos, extraindo o suor para fora da roupa, onde evapora com mais facilidade. Há zonas de ventilação nas laterais de cada camisa, nas mangas e na parte interna da gola, que aumentam a passagem de ar pelo tecido.

Essas áreas – até 200 furos minúsculos cortados a laser, apoiados por um mecanismo que evita rasgos – aumentam o fluxo de ar. Além disso, a estrutura em malha dupla da camisa proporciona uma aparência mais elegante e também ostenta um ajuste dinâmico, seguindo os contornos naturais do corpo ao mesmo tempo em que permite grande movimentação dos atletas.

Considered Design

As novas camisas seguem o padrão internacional “Considered Design”. Em sua essência, esse conceito representa o compromisso contínuo da Nike em criar design sem comprometer a performance dos atletas ou o planeta. Ao aprimorar continuamente os padrões de inovação e sustentabilidade, a Nike antevê um futuro de “ciclo fechado”, no qual o produto utilizado hoje será transformado no calçado, camisa ou equipamento que o consumidor usará amanhã. Os pontos de referência incluem o uso de materiais menos tóxicos, mais sustentáveis e menor geração de resíduos.

Considered Index

O “Considered Index”, desenvolvido pela Nike, é um sistema utilizado para avaliar a sustentabilidade e a eficácia dos materiais, resíduos, solventes e tratamento de peças utilizadas na fabricação de produtos da Nike. Cada peça produzida pela empresa tem todos os seus componentes avaliados e pontuados de acordo com uma planilha. Ao final da confecção, cada produto atinge uma soma de pontos que a partir de determinado nível lhe confere o status de sustentável. Um produto deve exceder os padrões de referência para ser rotulado como “Considered”. Esse sistema foi, inclusive, disponibilizado pela Nike para a indústria em geral, como mais uma ação de comprometimento da empresa com a preservação do planeta.

Fonte e texto: Agência Ideal / Fotos: Divulgação

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