h1

Site leva crítica teatral para internet

maio 27, 2011

Criado em 2009 pelo dramaturgo, diretor de teatro e jornalista Lucianno Maza, o Caderno Teatral (www.cadernoteatral.com.br) é voltado para a reflexão crítica do teatro brasileiro, trazendo textos opinativos sobre os melhores espetáculos em cartaz em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, ensaios fotográficos assinados por Bob Sousa e entrevistas em vídeo de Maza com os realizadores das montagens, também fazem parte do site.

Depois de um período de reestruturação o site está sendo relançado com novo layout e conteúdo inédito, além de novidades de interação com os leitores.

A interação aliás é um dos diferenciais dos sites e blogs que têm movimentado a internet com críticas teatrais que cada vez ganham mais respeito da classe artística e leitores.

Dentre estes, o Caderno Teatral tem mantido uma visibilidade respeitável.

De grandes musicais a montagens experimentais, já estiveram nas páginas do site artistas como Antônio Fagundes, Beth Goulart, Caco Ciocler, Gero Camilo, Ivam Cabral, Lúcia Veríssimo, Marco Nanini, Nicette Bruno, Roberto Alvim, a grande dama do teatro brasileiro: Fernanda Montenegro, a atriz francesa Isabelle Huppert, o dramaturgo americano Robert Maxwell e os integrantes do canadense Cirque du Soleil.

O site também foi convidado e percorreu alguns dos principais festivais de teatro do país, como Festival de Curitiba, FIT – Rio Preto, FIT – Belo Horizonte, Festlip (Rio de Janeiro), Festival Latino-Americano de Teatro e Festival Internacional das Artes Cênicas da Bahia.

As críticas de teatro de Lucianno Maza também são ou já foram publicadas em veículos como Yahoo! Brasil, BR Press e Canal Teatro.

Cerca de mil pessoas acessam diariamente as críticas.

Curiosidade: o Caderno Teatral foi tema de uma tese de mestrado, sobre a importância da nova crítica teatral na internet, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Endereço: http://www.cadernoteatral.com.br

Texto: Caderno Teatral

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: